Publicações

O Brasil que Queremos



Clique na imagem para baixar o livro.


O Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem o prazer de trazer a público sua primeira publicação como Editora LPP-UERJ. Mantendo a tradição de refletir nos ambientes acadêmicos, em articulação com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, governos e representantes do campo democrático, as questões que envolvem o exercício da cidadania e a defesa radical dos direitos humanos, os ensaios que ora divulgamos vêm-se adequar com muita pertinência a esses objetivos.

O Brasil que queremos conta com a apresentação de Luiz Inácio Lula da Silva, que destaca algumas das metas alcançadas com seus dois governos e a continuidade que se deu com os da Presidente Dilma, tais como a redução da miserabilidade e o investimento em políticas sociais e de infraestrutura. E chama a atenção para o risco que a nossa nação corre, de retroceder para um conservadorismo que ameaça os projetos sociais voltados para as populações mais necessitadas e sua soberania. Por isso, deve-se pensar o Brasil, do presente e do futuro.

O Brasil que queremos reúne dezoito autores renomados e reconhecidos, intelectuais, acadêmi- cos, ex-dirigentes, ministros, gestores públicos. São ensaios que avaliam os reflexos das políticas públicas dos governos Lula e Dilma para o desenvolvimento do país nos últimos catorze anos, avaliações estas posicionadas mais favoravelmente ao legado deixado por eles. E avançam no sen- tido de apontar o que se quer a partir do que foi construído, sem deixar também de ter uma visão crítica sobre algumas das dificuldades enfrentadas e sobre determinadas soluções insuficientes em algumas áreas estratégicas.

Os temas em debate são: o Estado brasileiro e seu sistema representativo; as políticas econô- mica, industrial, tributária, agrária e de distribuição de renda; a política externa; os desafios e propostas para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, energia e comunicação; os poderes públicos na sua relação com as manifestações culturais, com os movimentos sociais e com pro- cessos de participação política.

Os enfoques do Brasil que queremos equilibram-se entre perspectivas analíticas e propositivas. Os autores são muito engajados em suas áreas de atuação profissional, tanto no âmbito da refle- xão e da produção de conhecimento quanto na experiência de atuação em gestão pública, muitos deles na esfera executiva. E é este o elemento que torna singular este livro: ao lado das análises, têm-se sugestões concretas para que o país volte a crescer. E que a democracia conquistada pela sociedade nas últimas décadas, tão árdua e paulatinamente, não seja golpeada.

O Brasil que queremos, enfim, é um livro destinado a amplos setores da sociedade (organizações sociais e culturais diversas, instituições científicas e políticas) e a todos aqueles que lutam pela utopia de um Brasil com justiça social e de superação das profundas desigualdades que ainda dizimam direitos elementares de um grande contingente da população brasileira.

Latinoamericana - Enciclopédia Contemporânea da

América Latina e do Caribe



A Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe é uma obra pioneira, plural e tematicamente variada. Um instrumento fundamental de difusão e conhecimento de um espaço geográfico, social e cultural de dimensão muito maior do que a submissão com a qual foi historicamente identificado.


 

Cadernos do GEA

(Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior)




​O grupo GEA desenvolve propostas e linhas de ação para o fortalecimento do processo de reforma democrática do ensino superior brasileiro. Editado por pesquisadores, gestores e profissionais de diferentes regiões do país com experiência em políticas de educação superior, os "Cadernos do GEA" buscam contribuir para o debate público sobre ensino superior no Brasil.
Acesse os cadernos do GEA clicando aqui.



Coleção Estudos Afirmativos



Publicação do grupo GEA, os livros que compõem esta coleção trazem relatos de ações adotadas por instituições importantes no cenário educacional brasileiro no campo das ações afirmativas.
Acesse as publicações clicando aqui.


 


Publicações antigas

Clique aqui (arquivo .pdf).