O grupo GEA desenvolve propostas e linhas de ação para o fortalecimento do processo de reforma democrática do ensino superior brasileiro. Editado por pesquisadores, gestores e profissionais de diferentes regiões do país com experiência em políticas de educação superior, os "Cadernos do GEA" buscam contribuir para o debate público sobre ensino superior no Brasil. Nesta página você tem acesso às 11 edições dos Cadernos.

 

capa_cadernoGEA_11-176x234.png

Ações Afirmativas na UERJ: caminhos para a avaliação da política, retrata as experiências consolidadas das universidades para promover as ações afirmativas. Através do artigo elaborado por Gaudêncio Frigotto traz interessantes reflexões sobre as cotas  

Acesse clicando aqui.

 

GEA_9-1-176x234.png
capa_caderno_gea_10-176x234 (2).png

Este volume conta com importantes contribuições de pesquisadores indígenas e não indígenas acerca do ingresso e da permanência dos nativos na educação superior como a defesa dos seus direitos. 

Acesse clicando aqui.

 

Cadernos-do-GEA-n.8-176x234.png

Este caderno apresenta um estudo de Dilvo Ristoff a partir da recomendação da Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco (CMES-Paris-2009). A educação como bem público foi destacado na conferência e o autor traz neste caderno uma análise de como o país colocou em prática os objetivos que foram acordados. 

Acesse clicando aqui.

 

caderno7_gea-1-176x234.png

Esta investigação evidencia novas determinações a respeito da democratização da educação superior no Brasil. Traz reflexões resultantes de pesquisas contemporâneas e acadêmicas que revelam quais foram as iniciativas desenvolvidas nesse tema imprescindível. 

Acesse clicando aqui.

 

5-176x234.jpg

O quinto caderno do GEA apresenta o processo de adesão de politícas afirmativas para ingresso nas instituições federais de ensino superior. Conta com reflexões e informações para compreensão das desigualdades e os possíveis enfrentamentos. 

Acesse clicando aqui.

caderno-3-213x300.png

O terceiro é inteiramente dedicado ao Censo da Educação Superior de 1991 à 2011. Os vinte e um anos de dados que revelam o que vem ocorrendo de forma significativa na educação superior brasileira. 

Acesse clicando aqui

caderno_gea1-212x300.jpg

O primeiro introduz os ganhos das ações afirmativas assim como seus desafios. Estabelece uma relação com artigos que argumentam questões como formas de fomentar a igualdade no ensino superior, o recorte de classe e o acesso da comunidade indígena. 

Acesse clicando aqui.

 

Esta pesquisa constitui-se de um conjunto de estudos sobre a criação, objetivos e desafios do Observatório de Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste (OPAAS). A construção resultou de um projeto apresentado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Acesse clicando aqui.

caderno6_gea-176x234-176x234.png

O caderno aborda a presença e representatividade das mulheres no ensino superior. Explora as pesquisas quantitativas que descrevem a distribuição das estudantes em diferentes áreas de estudos ressaltando os desafios e progressos em relação à igualdade de gênero. 

Acesse clicando aqui

caderno-4-212x300.png

Este volume traz um estudo do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação no Brasil a fim de analisar a relação com as politícas públicas. Os dados são do questionário socioeconômico aplicado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). 

Acesse clicando aqui.

caderno_gea2-213x300.jpg

O número 2 dos Cadernos do GEA, reune diversos artigos que explícita os efeitos das ações afirmativas que são indicados nos Censos da educação superior dos anos 2010 e 2011. 

Acesse clicando aqui.