Publicação do grupo GEA, os livros que compõem esta coleção trazem relatos de ações adotadas por instituições importantes no cenário educacional brasileiro no campo das ações afirmativas. Confira abaixo todas as edições da Coleção Estudos Afirmativos.
Universidade para indígenas: a experiência do Paraná é o oitavo volume da Coleção Estudos Afirmativos do grupo GEA. O livro constitui-se de textos que abordam o processo e consolidação de uma política pública para o acesso de povos indígenas do Paraná nas universidades estaduais.
Acesse clicando aqui.
O volume 6 é o retrato de lutas, conquistas e desafios enfrentados pelos estudantes bolsistas do programa Conexões de Saberes dez anos depois do início do programa. Fruto de uma parceria entre o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação junto com universidades federais.
Acesse clicando aqui.
Este estudo expõe a experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com a implementação das políticas de ações afirmativas e o pioneirismo na formação de uma reitoria de políticas afirmativas.
Acesse clicando aqui.
Este volume é fruto do trabalho de Elielma Ayres Machado, documenta e analisa o processo de adesão das cotas na UERJ, que envolve os anseios e resoluções dessa iniciativa até então inovadora.
Acesse clicando aqui.
O sétimo volume relata o desenvolvimento e aplicação das ações afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), conhecido como pioneiro e destemido na implantação de suas políticas.
Acesse clicando aqui.
Este volume é uma obra do professor, militante e também pesquisador Adilson Pereira dos Santos, traz de primeira mão o curso percorrido até a execução de políticas que abrissem portas da Universidade Federal de Ouro Preto para estudantes de escolas públicas.
Acesse clicando aqui.
Este terceiro volume Nadir Arruda Skeete descreve a experiência desbravadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para promover a reserva de vagas em seus processos seletivos.
Acesse clicando aqui.
Este estudo relata a experiência do projeto Rede de Saberes que foi coordenado pelo professor Antonio Jacó Brand que ressalta o acesso da população indígena nas universidades e chama atenção para as instituições acadêmicas reconhecerem outras formas de conhecimento que também são relevantes e merecem ser respeitadas.
Acesse clicando aqui.