Grupo conjuntura

 

26/04/2023
Mesa redonda Governos populares no Brasil e Chile: perspectivas e desafios sociais e educacionais.

Fabian Cabaluz (Chile) e Marina do MST (Deputada estadual/RJ). 
Clique aqui.


 

Relatos do Brasil Contemporâneo

 

A primeira parte do ciclo aborda todos os governos do século 21, começando pela experiência neoliberal dos governos de Fernando Henrique Cardoso. Em seguida, exposições sobre os governos antiliberais do Partido dos Trabalhadores, que combinaram crescimento econômico com políticas sociais. Apresenta também um relato sobre o governo golpista de Michel Temer, que restaurou o modelo econômico neoliberal, já como produto da ruptura da democracia. Finalmente, a primeira parte do ciclo termina com uma análise do governo ultraliberal de Bolsonaro, combinado com um modelo autoritário e agressivo.

A segunda parte do ciclo conta com a participação de Fernando Haddad relatando suas experiências como ministro da Educação, e Tereza Campello conta suas experiências no desenvolvimento das políticas sociais, durante os governos Lula e Dilma.

 

Vídeo 1

Governo FHC: Emir Sader – Coordenador Geral LPP/UERJ

 

Vídeo 2

Governo Lula: Helena Chagas – Jornalista e Ex-Ministra de Comunicação Social

 

Vídeo 3
Governo Dilma: Paulo Moreira Leite - Jornalista

 

Vídeo 4
Governo Temer: Joaquim de Carvalho - Jornalista


Vídeo 5

Governo Bolsonaro: Leandro Fortes - Jornalista

 

Vídeo 6
Experiências de Governo: Fernando Haddad - Ex-Ministro da Educação e Ex-Prefeito de São Paulo

 

Vídeo 7
Experiências de Governo: Tereza Campello - Ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

LPP Entrevista

 

Entrevistas realizadas por integrantes do LPP com acadêmicos e personalidades da política.

 

Vídeo 1

Entrevista com o intelectual e político boliviano Álvaro Garcia Linera. Realizada por Emir Sader, a entrevista com o ex vice-Presidente da Bolívia passa por uma análise dos governos de Evo Morales, o golpe de 2019 e a vitória recente do MAS nas eleições. Também é um depoimento sobre como um teórico qualificado como Linera foi impactado pelo pragmatismo da atividade política em um país com as características como a Bolívia. Um documento imperdível para entender a história recente daquele país e suas peculiaridades.

 

Vídeo 2

Rafael Correa é economista e foi Presidente do Equador no período 2007 - 2017. Atualmente vivendo em Bruxelas, nessa entrevista Correa fala sobre o período de sua presidência, considerado os anos mais prósperos daquele país; da América Latina; de sua condenação, em um processo que qualifica como sendo "lawfare"; e da perspectiva de vitória de seu candidato nas próximas eleições presidenciais do Equador, que acontecerão em fevereiro de 2021.

 

Video 3

José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica foi presidente do Uruguai e também senador. Pepe participou ativamente da luta contra a ditadura militar como integrante do grupo armado denominado Tupamaros. Ficou preso por mais de uma década pelo regime ditatorial. Nesta entrevista, realizada remotamente em seu bucólico Rancho nos arredores de Montevidéu, Pepe fala da sua rotina atual, após ter renunciado à sua cadeira no senado; da necessidade da formação de novas lideranças; fala as atividades clandestinas no tempo de guerrilha, como a Tomada de Pando; de suas leituras marxistas e sua admiração por Rosa de Luxemburgo; de seus desafios como presidente do Uruguai; e deixa uma mensagem de esperanças aos jovens. Uma entrevista imperdível com uma das maiores lideranças políticas mundiais.

 

Vídeo 4

Entrevista com o presidente da Argentina, Alberto Fernandez. Em conversa com Emir Sader, Fernández fala sobre sua trajetória política, sua admiração e adesão ao peronismo e os desafios encontrados por um governo que encontrou um país em uma profunda crise após a administração do neoliberal Maurício Macri. Mais um documento imprescindível que o LPP oferece ao público para entender um pouco sobre aquele país.

 

O Rio de Janeiro que Queremos

 

O projeto se propõe a discutir a o Rio de Janeiro a partir de análises de especialistas em temas relevantes para o desenvolvimento da cidade.

 

Vídeo 1

O tema de hoje será Segurança Pública e Cidadania e terá como convidada a Professora Vera Malaguti Batista.

 

Vídeo 2
O tema de hoje será Educação e terá como convidado o vereador pelo Partido dos Trabalhadores Reimont.

 

Vídeo 3

O tema desse vídeo é Economia da cidade do Rio de Janeiro e tem como convidado o Professor Dr. Bruno Sobral.

 

 

Quarentemas LPP


O projeto Quarentemas LPP tem a intenção de trazer temas relevantes que induzam à reflexão e a construção do pensamento crítico.


Vídeo 1
Professor Emir Sader faz um brevíssimo histórico do capitalismo e aponta as origens de sua atual crise.

 

Vídeo 2
Neste episódio 2, o professor Emir Sader faz um brevíssimo histórico do capitalismo e aponta as origens de sua atual crise.

 

Vídeo 3
Neste episódio 3, o professor Emir Sader continua com sua análise sobre as origens da crise atual.

 

Vídeo 4
Professor Gaudêncio Frigotto analisa o ENEM, seu necessário adiamento, a posição oficial do MEC, e traça um paralelo com a teoria da meritocracia.

 

Vídeo 5
Live no YouTube do LPP com Zacarias Gama e Roberto Santana. Mediação: Alberto Mendes. Tema: Educação e Revolução.

 

Vídeo 6

Professor Gaudêncio Frigotto e Zacarias Gama debatem acerca do tema Paulo Freire e Educação Libertadora.

 

Vídeo 7

A exposição da convidada Letícia Chahaira trata das pessoas privadas de liberdade sem documentação civil no estado do Rio de Janeiro, tema de sua dissertação de mestrado.